quinta-feira, 28 de março de 2013

Missionária de 79 anos acampa no aeroporto de Porto Velho

'Sou a velhinha mais feliz do planeta terra', diz Isaura Lima.
Religiosa vai ficar em Porto Velho até o dia 25, quando seguirá para Brasília.

 
Isaura Lima Lopes com uma bíblia no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno / G1)Isaura Lima Lopes com uma bíblia no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira em Porto Velho (Foto: Ivanete Damasceno / G1)
A missionária Isaura Lima Lopes, de 79 anos, está desde o dia 6 vivendo no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho. A idosa se autodenomina missionária de Jesus há 60 anos e diz que não está ligada a igreja ou denominações religiosas. Em cada cidade passa 20 dias nos aeroportos. As passagens são compradas com empréstimos pagos com a aposentadoria que recebe do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Isaura não tem amigos, família. Foi noiva, mas não casou. "O senhor disse-me que não deixou casamento para mim. Então eu dei tchau e sou a velhinha mais feliz do planeta terra. Gosto de viver só. Gosto de não ter família”, diz, alegremente.
Reclamando do calor da cidade, Isaura conta que suas missões em aeroportos começaram em Brasília. “O senhor Jesus me conduz há 60 anos nessa vida missionária. Ele abre as portas”, diz Isaura. Além das passagens aéreas, a aposentada paga cerca de R$ 250 por uma quitinete em Val Paraíso (GO), incluindo água e luz. "É Jesus quem decide para onde eu vou. Ele providencia tudo, e mesmo que eu não tenha dinheiro, os amigos de Cristo na terrra aparecem e me ajudam", diz sorrindo.
 
A falta de audição não é um problema para Isaura. Quando não consegue entender o que a pessoa fala, pede para escrever e a responde, em tom alto. "Não há muita facilidade dentro dos aeroportos para falar alto, por isso, o senhor me conscientizou, de 20 anos para cá, a trabalhar com os que já são do senhor, mas precisam de um reforço espiritual". Isaura espera que as pessoas a procurem para dar-lhes uma palavra que, segundo ela, varia de acordo com a pessoa. "Eu converso com a pessoa e sinto que ela precisa".
A idosa missionária retorna dia 25 para Brasília e depois vai para Aracaju. "O outro destino ainda não sei. O senhor quem vai me dizer",
Viagens
Nas viagens, Isaura leva o mínimo possível. São três mudas de roupa, uma cobertor para os lugares frios, um par de sapatos e papéis para sua comunicação. Enquanto está no aeroporto, procura manter o ambiente sempre limpo, pois segundo ela, o local é sua casa. "Tem locais que as pessoas são bem receptivas, me dão comida, fazem algumas doações, mas não gosto de pedir. Deixo que eles tragam", diz.
Para dormir, a idosa de pouca estatura, ocupa uma mesinha ao lado das poltronas e estica os pés sobre as malas. "Durante o dia eu fico com guarda-pó e este lenço para evitar sujar minhas roupas. Tenho poucas", conta.
Aos 79 anos, a idosa garante que tem disposição para cumprir sua missão até o fim. "Não sei quando é o fim, mas sei que tenho forças para aguentar. Tenho Jesus, com ele sou tudo. Sem ele sou um mulambo", finaliza.
 

Governo negocia novos vôos para os aeroportos do Estado

 

A companhia aérea Avianca poderá ampliar a oferta de voos partindo de Porto Velho em 2014, atendendo a uma reivindicação do governo do Estado.

 
Porto Velho/RO - A companhia aérea Avianca poderá ampliar a oferta de voos partindo de Porto Velho em 2014, atendendo a uma reivindicação do governo do Estado. A empresa, que já opera com um vôo diário na capital, está reformulando sua frota e deverá privilegiar aeroportos regionais com mais de um milhão de passageiros por ano, como é o caso do Aeroporto Governador Jorge Teixeira.

A possibilidade de novos voos para a capital foi discutida na manhã desta terça-feira (26), numa reunião entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Emerson Castro, e o gerente regional da Avianca, Rodinei Corrêa.

Também estiveram presentes o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Basílio Leandro; a presidente regional da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), Ana Paula Pelegrini; e a gerente da Avianca em Rondônia, Márcia Ferreira.

O secretário Emerson Castro confirmou que "o governo do Estado está negociando a vinda de novos voos com outras empresas, tanto para o Aeroporto Internacional de Porto Velho, como para os principais aeroportos do interior do Estado".

Mas a abertura de novas operações na capital deverá se consolidar a partir de meados do ano que vem, quando o Aeroporto Governador Jorge Teixeira estará apto a operar com voos internacionais. “Todos os equipamentos necessários já foram adquiridos e o sistema deverá estar em pleno funcionamento antes da Copa do Mundo”, prevê o superintendente da Setur.

AVIANCA

O gerente regional da Avianca, Rodinei Corrêa, afirma que Porto Velho tem uma localização estratégica para a companhia, que possui forte atuação em países como a Colômbia. “Além disso, a empresa está trocando sua frota de Fokker 100 por modelos AirBus, mais amplos, modernos e confortáveis, e mais adaptados para aeroportos como o de Porto Velho”, diz Corrêa.

Atualmente, a Avianca mantém apenas um vôo diário em Porto Velho – saindo às 5h40 da madrugada, com destino a Cuiabá, e conexões com os principais centros do país. A presidente da Regional da ABAV, Ana Paula Pelegrini, solicitou que a Avianca estude conexões deste vôo com os aeroportos do interior de Rondônia. “Todos os voos que partem da capital saem lotados, então é preciso que as empresas olhem com mais atenção para o mercado de Rondônia”, concluiu Ana Paula.